terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mestres sem contexto



Suponha que eu afirme “A letra mata, mas o espírito vivifica” ou “Quem não dizima rouba a Deus” ou até “Tudo que você pedir com fé irá receber”.

Qual seria sua reação e interpretação?

Acredito que um indivíduo não-cristão teria facilidade para interpretar as afirmações, associando cada frase àquilo que lhe parece justo e de fácil entendimento.
A maioria dos cristãos também entenderia as afirmações, só que de maneira diferente, pois associaria os dizeres a Bíblia.

Agora, diga-me, qual das interpretações pessoais estaria correta?

A resposta é lógica: Sem um contexto, todas as interpretações e associações estão corretas. Partindo deste princípio, tudo é relativo e não existe verdade.
Infelizmente, grande parte dos estudos, pregações e doutrinas apresentadas em nossas igrejas expressam versos isolados, sem que o contexto seja abordado de forma correta.
Esta abordagem sem contexto é como um edifício sem alicerce fadado a ruir a qualquer momento.

O melhor exemplo bíblico, onde uma afirmação sem contexto pode tornar-se gravíssima, está registrado nos Evangelhos.

Jesus teve a oportunidade de encarar um desses “mestres” sem contexto.

Conduzido pelo Espírito ao deserto, nosso Senhor foi tentado pelo mal.
O grande oponente de Deus apresentou-se diante de Jesus com algumas questões, utilizando-se das Escrituras de forma tendenciosa, dizendo:

Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.( Mateus 4:6)

O diabo utiliza um trecho do Salmo 91, omitindo os sentidos reais, deixando de lado o contexto.

De nenhuma maneira Deus prometeu guardar seus servos em atos de tola presunção, mas somente quando estivessem trilhando seus caminhos.

Por outro lado Jesus aponta a resposta na totalidade das Escrituras, citando Deuteronômio 6:16 “Não tentarás o Senhor teu Deus”.
Neste verso, o Senhor alerta o povo de Israel a não tentar ou duvidar da providência divina, lembrando o ocorrido de Massá e Meribá (Êxodo 17:7). Portanto, Israel deveria ser fiel, e Deus cumpriria fielmente suas boas promessas.

A Bíblia como nossa regra de fé demonstra uma clareza básica e nos ilumina através do poder do Espírito Santo. Sabendo disto, devemos nos aperfeiçoar em estudo e compreensão, levando em consideração as palavras do apóstolo Paulo na primeira carta a Timóteo.

“... aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino...”.
Grifo Meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário