segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Evangelho Capitalizado



Nessa semana estive na casa de um amigo e fiquei muito feliz em saber que além de ter se formado recentemente na sua faculdade de teologia, ele estava sendo convidado para pregar em varias igrejas.

Fiquei feliz porque durante muitos anos nos debatemos e estudados ate que ele se tornou um apreciador das doutrinas da graça.

Porém, durante a conversa com ele eu comentei que sobre Viver para a Glória de Deus e gozá-lo para sempre, e então ouvi a frase mais deprimente que pensei que ouviria um dia: Viver para a Glória de Deus e um pouco complicado, afinal nós vivemos um Evangelho Capitalizado onde nós investimos em Deus e Deus em nós.

 
Não preciso dizer que fiquei chocado, mas não entrei no mérito da discussão. Resolvi refletir e cheguei a lamentável conclusão de que este amigo está certo: O evangelho brasileiro é o evangelho do ganha fácil. E isso acontece simplesmente porque o brasileiro é o povo do ganha fácil. Existe uma critica latente contra a política, mas poucos têm a coragem de avisar ao comerciante que o troco está incorreto.

 
Não quero generalizar dizendo que o brasileiro é o povo do tirar proveito da situação, mas sabemos que isso é maioria. E se essa prática está inserida no contexto cultural do nosso povo, porque dentro do Cristianismo Brasileiro seria diferente?

 
Um povo que vive em busca da própria glória jamais dará sua glória a outro. Quem busca favores próprios, jamais viverá para o gloria de outro, mesmo que este outro seja Deus.

 
Cristo jamais será glorificado através da minha glória. Cristo será glorificado através da glória que nós lhe rendermos. Que nós lhe entregarmos. Mas como poderemos entregar toda a glória a ele se nosso tesouro reside neste mundo? Como poderemos servir ao Rei da Cidade Celestial se nosso coração não se desapega da Cidade da Destruição? Ora, se meu tesouro repousa longe da Cidade Celestial, certo é que meu coração também está longe dela.

 
Amados, se vamos Capitalizar o evangelho, que seja para ajuntarmos tesouros nos Céus. Se desejarmos ouro, que seja o ouro das ruas da Cidade onde Aquele que nos ama desde a fundação do mundo reside e governa.

 
Se desejarmos saúde que seja aquela proveniente da arvore da vida que cura as nações. Se nosso intento é uma coroa, que seja a que iremos depositar aos pés de Nosso Mestre e Salvador.

 
Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas!

 
Amem, amem, amem.

 
Carlos Eduardo Cabral, o principal responsável por me apresentar a Teologia

Um comentário: